quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Hamama... o quê?

Nome estranho, não é? Como eu tenho certeza que muitos de vocês não fazem nem ideia do que se trata, resolvi fazer um post com algumas informações sobre o meu futuro lar: Hamamatsu. Confesso que eu também não conhecia quase nada até surgir a possibilidade de me mudar para lá. Pesquisei, li bastante, ouvi relatos de vários colegas e estou mais do que satisfeita com a minha escolha. :)

Bom, Hamamatsu está localizada na província de Shizuoka, entre as quatro maiores metrópoles japonesas: Tóquio, Nagóia, Osaka e Yokohama. A viagem até Tóquio, de trem-bala, dura apenas 1h20. A cidade possui aproximadamente 820 mil habitantes, dos quais cerca de 13 mil são brasileiros. Por mais incrível que isso possa parecer, é a cidade com a maior concentração de brasileiros no Japão. Já me disseram que há um mercado e uma padaria com produtos brasileiros, festas juninas (canjica, eba!), pão de queijo e Guaraná nas ruas e, até mesmo, uma filial da UNIP e outros colégios brasileiros. O site da prefeitura da cidade tem até uma página em português.
 
Cadê os arranha-céus?


Hamamatsu é conhecida como a "cidade da música" no Japão. Atualmente, ela é a sede de diversas empresas como a Yamaha (maior fabricante mundial de instrumentos musicais), Roland e Kawai Pianos. Além disso, o Museu de Instrumentos Musicais de Hamamatsu é considerado um dos melhores do mundo do gênero. A prefeitura costuma organizar festivais de samba, jazz, música clássica  e outros vários eventos musicais. Infelizmente, bandas ocidentais não costumam passar por lá com muita frequência. Também acho difícil rolar uma edição do Lollapalooza por aquelas bandas, uma pena! ;)
Mestre-Sala e Porta-bandeira da Flor de Matsudo Cereja (quê?!)

Já achei alguns pontos turísticos e passeios legais, como Castelo de Hamamatsu, as Dunas de Nakatajima, o observatório da torre Act City (o prédio mais alto da cidade, de onde dá para ver o Oceano Pacífico e o Monte Fuji, yay!) e outras coisinhas mais. E eu vou, finalmente, poder ver as famosas sakuras na primavera! Ah! Também me disseram que o Festival de Fogos de Artifício de Fukuroi é um dos eventos mais bacanas da região. No ano passado, eles queimaram cerca de 30 mil fogos. Não entendo nada de fogos de artifício, mas parece ser muita coisa, haha.
Ainda não fui, mas já estou curtindo.

Eu estou animada! Sei que não vai ser exatamente fácil, que vou sentir saudade de casa sempre, mas o importante é aproveitar a oportunidade, não é? Além do mais, não dá pra ficar triste com comida japonesa, bebês asiáticos fofinhos, passeios legais, Tóquio do lado, um trabalho novo e pessoas mais do que queridas por perto. Vai valer a pena! :)

3 comentários: